A Creche-Escola


História


A Bom Tempo nasceu da parceria de duas profissionais com formação em Pedagogia, Psicologia e Administração.

- Heloisa Horta Barbosa Erlanger trouxe para a Bom Tempo a longa experiência de 32 anos como coordenadora psicopedagógica da creche Criativa de Botafogo.

- Mariana Pierotti Erlanger agrega para a sociedade uma dupla experiência: nas áreas de Psicologia e Administração. Após ter trabalhado por 15 anos em grandes empresas e concluído MBA de marketing na Coppead – UFRJ, formou-se em Psicologia e fez mestrado na PUC-Rio.

A sociedade se constituiu em 2013, quando as duas iniciaram a fase pré-operacional, desenvolvendo um planejamento minucioso do novo projeto. Não só do ponto de vista empresarial, como também, principalmente, na concepção de um novo modelo de ensino para a primeira infância. Heloisa e Mariana querem, acima de tudo, manter uma creche-escola modelo. Uma instituição de ensino que leve em conta tudo que aprenderam em suas experiências profissionais e acadêmicas sobre as necessidades dos bebês e das famílias nessa fase fundamental da vida.

Casa própria


As sócias acreditam que ter uma sede própria é um diferencial. Encontraram um imóvel com jeito de “casa de avó”, uma “casa de família” e investiram na compra da “Casa da Barão”, residência assim chamada pelos antigos moradores. O endereço da Bom Tempo tem histórias de vivências de uma linda família, grande e feliz, que ali morou, criando filhos, netos e bisnetos nos espaços agora destinados a outras crianças, que também irão crescer num ambiente claro, bonito, com árvores, harmônico, alegre, cercado de muito carinho e atenção.

Missão e Valores


N ossa missão é educar e cuidar de crianças, transmitindo valores baseados na moral e na ética e promovendo o conhecimento com afeto e respeito, de forma lúdica e criativa num ambiente de cuidados e aprendizagem responsável, saudável e feliz.

A meta da Bom Tempo creche-escola é a formação de um ser humano pleno, íntegro e culto. Um cidadão participativo que contribua para uma sociedade melhor. Nossos valores estão alicerçados na ética, na valorização das trocas humanas, no respeito à diversidade, à pluralidade e na crença na família.

      

Nome


A escolha do nome reflete nossos valores e crenças. A união das palavras “bom” e “tempo” tem muitos significados.

Um bom tempo é, em primeiro lugar, um período de tempo extenso, duradouro, como aquele em que a criança passa na creche, não só durante o dia, mas também com o decorrer dos anos.

Bom Tempo, acima de tudo, significa quando tudo corre bem, sem sustos, sem problemas, de forma agradável. Quando as coisas vão bem dizemos que tudo está bom. A palavra “bom” traz em si o sentido de qualidade. Bom é aquilo que é adequado e conveniente. Bom também significa aquele que é generoso, caridoso, afetuoso com os outros ou ainda que é competente no que faz.

Bom Tempo remete também às lembranças infantis, daquele tempo tão prazeroso quando éramos livres, inocentes, cuidados por alguém atencioso, um tempo de harmonia, brincadeira e paz. “Bons tempos de escola”, “bons tempos de criança”. São estes momentos vividos na creche que a criança irá guardar para sempre na memória. São experiências de um tempo bom, por isto inesquecíveis.

Outro sentido é aquele derivado da meteorologia. Quando está um dia lindo, bonito, faz um bom tempo. Mesmo um dia chuvoso, para as plantas que precisam de água, é um bom tempo.